Contracepção após o parto

Contracepção

A contracepção deve ser considerada pelos novos pais logo após o nascimento. Até que seu bebê tenha 21 dias, você não pode engravidar. Depois disso, o risco de engravidar novamente começa. Se você está amamentando seu bebê, isso dá alguma proteção. No entanto, você ainda precisa discutir com seu médico para escolhas contraceptivas mais seguras. Existem muitas opções disponíveis para as mulheres. Se você quiser ter mais filhos, escolha uma opção que seja facilmente interrompida para que sua fertilidade volte ao normal. Se você acha que sua família está completa, métodos de longa duração ou esterilização devem ser considerados.

Quando vou receber meus períodos novamente?

Períodos normalmente retornam cerca de quatro a dez semanas após o nascimento do bebê, se você estiver mamadeira, ou combinando mama e mamadeira. Se estiver a amamentar, os períodos menstruais podem não começar durante alguns meses. Para algumas mulheres isso pode levar até 6 meses ou mais.

A amamentação pode me proteger da gravidez?

Durante a amamentação, um hormônio chamado Prolactina é produzido pelo organismo, o que estimula a produção de leite. A prolactina também bloqueia a liberação dos hormônios responsáveis ​​pela ovulação. Isso significa que é menos provável que você engravide enquanto estiver amamentando melhores anticoncepcionais. Você deve lembrar que ainda não é um método de contracepção à prova de idiotas.

Pode utilizar a amamentação (o método de amenorreia da lactação) para contracepção se estiver:

Amamentação Completa E
Seis meses ou menos desde o parto E
Não tendo períodos
A chance de engravidar com o método de amenorréia da lactação (LAM) é de 2 em 100. Isso significa que 2 mulheres em cada 100 que usam isso ficarão grávidas dentro desses seis meses. Assim, o seu médico pode aconselhá-lo a usar algum tipo de contracepção para além de amamentar, para reduzir o risco de uma gravidez não planeada. Existem métodos disponíveis que não afetam a produção de leite ou prejudicam o bebê.

Em quanto tempo eu posso fazer sexo de novo?

Você pode retomar a atividade sexual sempre que você e seu parceiro se sentirem preparados para isso. Se você teve um parto difícil, pode demorar um pouco para se sentir pronto, tanto fisicamente quanto emocionalmente. Se você teve episiotomia (pontos), eles geralmente são pontos solúveis, então não precisarão ser removidos. Se você está tendo algum desconforto com estes, então você deve consultar o seu médico. Algumas mulheres acham que precisam usar algum lubrificante vaginal se se sentirem mais secas do que o normal.

Como escolher um método contraceptivo?

Quando você escolhe um método de contracepção, precisa pensar sobre:

Eficácia do método
Possíveis riscos e efeitos colaterais.
Planos para futuras gestações.
Preferência pessoal.
Condições médicas coexistentes

Tipos de métodos contraceptivos

Os tipos de contraceptivos podem ser divididos em curto, longo e permanente. Se você está escolhendo um contraceptivo para o espaçamento (a diferença entre duas gestações), então você deve considerar um contraceptivo de curta duração.

Por favor, encontrar informações breves sobre vários métodos contraceptivos:

Anticoncepcionais de curta duração

Pílula contraceptiva oral combinada (COCP)

É um método muito popular e eficaz. Ele contém estrogênio e progestogênio e trabalha principalmente para interromper a produção de ovos (ovulação). É 99% eficaz. Isso significa que menos de 1 em 100 mulheres pode engravidar, mesmo com o uso correto a cada ano.

Vantagens – é muito eficaz. Os efeitos colaterais não são muito comuns. Ajuda a aliviar períodos dolorosos e pesados. Quando você pára de tomá-lo, sua fertilidade retorna rapidamente.

Algumas desvantagens – Existe um pequeno risco de trombose (coágulos sanguíneos). Algumas mulheres têm efeitos colaterais menores, como náuseas, etc. Não podem ser usadas por mulheres com certas condições médicas, como hipertensão arterial não controlada, obesidade excessiva e enxaqueca.
O COCP pode ser iniciado a partir de 21 dias após o nascimento. No entanto, não é recomendado se estiver a amamentar. Por favor, discuta com seu médico para mais informações.

Pílula somente de progestogênio (POP)

O POP costumava ser chamado de ‘minipílula’. Ele contém apenas um hormônio progestogênico. Ele funciona principalmente causando um tampão de muco no colo do útero (colo do útero) que bloqueia a entrada do espermatozóide. Também dilui o revestimento do útero, tornando menos provável a implantação do óvulo. Um tipo específico chamado cerazette também interrompe a ovulação, o que o torna mais eficaz do que as outras variedades.

É mais de 99% eficaz se usado corretamente. É comumente tomado se o COCP não é adequado, como em mulheres a amamentar, fumantes com idade acima de 35 anos e algumas mulheres com enxaqueca.

Algumas vantagens – Os riscos sérios são menos comuns que o COCP. Quando você pára de tomar, rapidamente se torna fértil novamente.

Algumas desvantagens – Algumas mulheres têm efeitos colaterais. Os períodos podem ser bastante irregulares. A maioria dos tipos não é tão confiável quanto o COCP.

You may also like

Leave a Reply

Your email address will not be published.